Pages

Escolha outra cor para o Blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Cuidados com os pés


Prepare seus pés para o verão!

Cuidados com os pés
O pé é formado por 26 ossos interligados por ligamentos, tendões e músculos. É uma estrutura perfeitamente adaptada para suportar o peso e o impacto de todo o corpo. Justamente por isso, os pés merecem muito carinho e cuidados especiais.
A pele dos pés é mais espessa do que o resto do corpo para proteger e suportar a pressão exercida sobre ele. Passamos o dia usando sapatos (as vezes não muito confortáveis), saltos, bicos finos que apertam e alteram a distribuição do nosso peso. Isso, em longo prazo, pode trazer problemas como os joanetes, calos e ainda problemas articulares nos joelhos e tornozelos.
Sapatos fechados (com forro sintético), uso de meias e tênis deixam os pés abafados, predispondo ao acumulo de células mortas e a proliferação de microorganismos responsáveis pelo mau cheiro.
Alguns cuidados básicos podem prevenir problemas e manter a beleza dos pés:
• Mantenha as unhas cortadas. Cuidado ao cortar demais ou cortar os cantos. O corte inadequado pode encravar a unha. Procure manter as unhas quadradinhas.
• Substitua a lixa de pés por cremes esfoliantes. Lixar os pés com freqüência, em longo prazo, deixa a pele ainda mais grossa. Esfoliantes são ótimos para remover as células mortas e deixar os pés macios.
• Não é aconselhável remover as cutículas, pois protegem as unhas de microorganismos e o aparecimento de micoses, infecções e etc. Alguns profissionais especializados orientam empurrar cuidadosamente e depois cortar o excesso com um alicate. Se você é daquelas que não vive sem retirar a cutícula das unhas, quando for ao salão, leve o seu kit de unhas e não empreste para ninguém.
Cuidados com os pés
• Hidrate os pés após deixá-los de molho em água morna. Você pode usar um creme específico para pés e ainda acrescentar um pouco de óleo de amêndoas.Seus pés vão ficar super macios!
• Para quem sofre de fissuras e rachaduras nos pés e necessita de uma hidratação mais profunda, uma dica é aplicar o creme hidratante anti-rachaduras e depois enrolar um filme de PVC nos pés e deixar agir por 10 minutos. Pés hidratados, não racham com facilidade.
• Durante o banho, não esqueça de lavar e esfregar os pés. Muitas pessoas esquecem dele nessa hora. Após o banho, seque bem entre os dedos para evitar frieiras.
• Na praia, ao aplicar o protetor solar nas pernas, lembre-se de descer mais um pouco. A pele dos pés é mais grossa, mas também queima com facilidade.
• Pinte as unhas com freqüência, mas dê intervalos entre um esmalte e outro e hidrate bem as unhas nessa fase.
• Após um dia de muita caminhada, deixe os pés de molho em água morna por 10 minutos, depois aplique um creme com cânfora e coloque os pés para cima apoiados em uma almofada, essa receita descansa os pés e é uma delícia!
• Diabéticos por terem problemas de cicatrização, devem fazer os pés com um pedicuro, para evitar feridas e infecções que podem complicar.
• Fique atento as suas unhas. Caso ela apresente alterações na coloração, ficar amarelada ou marrom e mais grossa do que o normal pode ser indicativo de micose. Procure um dermatologista. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e laboratoriais.
Siga estes cuidados e prepare os seus pés para o verão. Nada adianta aquela super produção nas roupas, cabelo e maquiagem, se por baixo das sandálias os pés estão feios e mal tratados. A beleza está também nos detalhes.

2 comentários:

Mayara Lopes disse...

Adorei o post... Fiquei imaginando uma bela massagem nos meus pés agora rsrsrs...

http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

Daniela Leonel disse...

Ótimas dicas...
Beijos
Bom domingo...

http://esmaltesecarimbos.blogspot.com