Pages

Escolha outra cor para o Blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que o condicionador precisa ter na sua fórmula?

 Depende do tipo de cabelo. Saiba qual o melhor para cada tipo de cabelo.


- Cabelo ondulado ou fino ressecado: glicerina e silicone.


- Cabelo seco ou danificado por processos químicos: derivados de amônia.


- Cabelos mistos: proteína do leite ou aveia, colágeno, placenta ou queratina.


 




Cosméticos para os cabelos contém diferentes substâcias em suas fórmulas. E cada substância tem uma função especiacífica. A vitamina E, o pantenol e a queratina, por exemplo, visam à hidratação do fio. Existem ainda muitas outras. O ideal é que tenha até 12 substâncias, uma número maior que esse pode, em tese, causar alguma reação idesejável.


Mas que componentes são esses? Eles podem ser encontrados nos rótulos dos xampus, cremes, condicionadores, etc. Cada um com sua função. Conheça agora algumas propriedades dos componentes mais utilizados:


Acetamina mea: umectante e hidratante.


Ácido cítrico: corretor de pH.


Ácido esteárico: emulsionante.


Ácido fosfórico: condutor de pH.


Água desmineralizada: hidratante.


Álcool cétilico: doador de consistência.


Álcool ceteostálico: espessante e doador de consistência.


Álcool de lanolina acetilado: espalhabilidade.


Amido de coco: superengordurante e tensoativo.


Amidodimeticone: ajuda a condicionar cabelos danificados, gerando penteabilidade a úmido e a seco, além do toque suave. O filme formado no cabelo gera brilho intenso, protegendo-o das agressões naturais.


BHT: antioxidante.


Carbómero: responsável pela consistência em gel.


Ceramidas vegetais (lipídios): satilde;o princípios ativos tirados do girassol, composto principalmente por alfa-hidroxi ceramidas semelhantes as ceramidas existentes na estrutura dos fios de cabelo. Têm a função de fechar as escamas abertas dos fios, mantendo o cabelo com mais brilho e prevenindo as pontas duplas.


Ciclometicone: além de produzir os efeitos descritos acima, funciona como veículo de princípios ativos. Ex: proteína do trigo na pós-lavagem.


Ciclometicone+dimeticonol: formadores de filme, diminuem a repulsão eletroestática no cabelo causada por vento, tinturas, alisantes, etc., reconstituindo fio por fio dando brilho e maciez aos cabelos.


Cloreto de cetil trimetil amônio: condicionamento e maciez.


Dimethicone copolyol: é um silicone formador de filme que reconstitui fio por fio, dando brilho e maciez aos cabelos.


Edta: conservante.


Estearato de octila: emoliente.


Éster de Ácido graxo com poliol: emoliente e sobrengordurante.


Extrato de aloe vera: torna os cabelos mais sedosos, fortes, brilhantes e maleáveis. É hidratante e regenerador da fibra capilar.


Extrato de castanha-do-pará: rico em proteínas, aminoácidos e vitaminas, proporciona hidratação, maciez, revitaliza e condiciona o cabelo.


Extrato de cupuaçu: rico em proteínas e sais minerais, proporciona hidratção e condiciona o cabelo.


Fenacetina: estabilizante de peróxido de hidrogênio.


Fenoxinol + parabenos: conservantes.


Filtro solar: tem efeitos benéficos como a absorção de raios UV-B e elevada capacidade condicionante, melhora a penteabilidade, preserva a textura do fio, forma um filtro protetor solar mesmo depois do enxágue, evita a descoloração do fio e proporciona mais resistência e brilho.


Fosfato de ceto estearila: espessante.


Fragrância: substância responsável pelo aroma do produto.


Gama guar quartenizada: agente condicionante e espessante derivado das sementes de guar, uma planta da índia.


Glicerina: umectante e hidratante.


Heptonato de sódio: conservante.


Hexadocanol: espessante.


Hidrolizado protéico: proporciona brilho e maciez aos cabelos, além de condicionamento e volume. Por ser nutritivo e hidratante, devolve a saúde dos fios, deixando-os maleáveis e protegidos de agressões externas.


Hidróxido de amôna: corretor de pH.


Imidazolidinil uréia: conservantes.


Isotialsolinonnas: conservante.


Lanolina etoxilada: substância hidratante, emoliente e sobrengordurante.


Lauril éter sulfato de amônio: tensoativo.


Lauril éter sulfato de sódio: tensoativo.


Metil parabeno: conservante.


Metossulfato de berrenil trimônio: cera condicionante que deixa uma sensação de maciez, promovendo um efeito desembaraçante sobre os cabelos, além de deixá-los macios e brilhantes. Oferece excelentes resultados em cabelos difíceis de pentear e naturalmente danificados.


Metoxicinamato: importante filtro solar com barreira de proteção para raios UV-B.


Miristato de isopropila: emoliente.


óleo de girassol: extraído do fruto, prensado a frio e plenamente refinado, tem elevado poder nutritivo.


óleo de macadâmia: é facilmente absorvível pela pele e tem especial utilidade em cabelos ressecados e sem brilho, lubrificando o fio mantendo-o hidratado. Contém grande quantidade de Ácido palmitotéico (substância responsável pelo brilho e maciez).


óleo mineral: emoliente, proporciona maciez e condicionamento.


Pantenol ou pró-vitamina B5: é rapidamente transformado nas células em Ácido pantotenóico (vitamina B5), uma vitamina do complexo B presente em todas as células vivas do organismo. Hidratante de penetração rápida e profunda, estimula a proliferação das células produtoras de colágeno. Promove a queratinização normal, dá flexibilidade ao cabelo, tornando-o menos quebradiço, e reduz a formação de pontas partidas. Condiciona sem efeito cumulativo sobre os fios, e tem uma ação anti-seborréica. Controla os fios rebeldes, torna o cabelo mais fácil de pentear, acelera o crescimento do fio, deixando-o mais forte e espesso, e penetra na raiz e nos fios, formando uma camada elástica por dentro e por fora.


Parabenos: conservante.


Perolizante: permite que o produto fique com aparância perolizada.


Peróxido de hidrogênio: agente neutralizante.


Poliquartênio: formador de filme e agente condicionante.


Propilenoglicol: umectante.


Propilparabeno: conservantes.


Proteína do trigo: tem ação fortemente hidratante e revitalizante, além de alto poder condicionante. é um restaurador capilar e doador de brilho. Deixa os fios mais macios.


Queratina (proteína): é uma proteína existente no tecido cutâneo e capilar. Quando presente nos cosméticos, sua fixação nos tecidos é elevada, mantendo-se depositada mesmo após o enxaguee. Repara danos de cutículas, fornecendo aminoácidos e auxiliando na hidratação. Auxilia também na restauração das regiões onde houve rompimento da cadeia peptídica (causada por agentes agressores, como alisantes e tinturas). Penetra facilmente na cutícula dos cabelos, proporcionando-lhes brilho, restauração, hidratação e condicionamento.


Tioglicolato de amônia: alisa e relaxa os cabelos.


Trietalonamida: corretor de pH e emulsionante.


Vaselina sólida: é emoliente e protege o couro cabeludo e os fios.


Vitamina A: favorece a manutenção dos tecidos, regula a queratinização, auxilia no crescimento dos cabelos e evita o endurecimento dos folículos capilares.

Nenhum comentário: