Pages

Escolha outra cor para o Blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Geoterapia - Argila na pele


Geoterapia

Aplicação de Argila nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico. Também é utilizada com finalidade preventiva pela grande capacidade de desintoxicar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas. Devido à composição química da argila, a geoterapia é uma terapia eficaz contra muitos problemas de saúde. A argila é rica em sais minerais como ferro, silício e magnésio, que lhe conferem propriedades terapêuticas. Em muitas culturas, a Terra simboliza a mãe, fonte de todos os seres e protetora contra as forças de destruição. Na forma de argila, ela é utilizada como matéria-prima para diversos tratamentos. As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água).

Propriedades:
1 - Absorção: eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: efeito protetor e absorvedor de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.
3 - Adsorção: as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Este poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Acredita-se que suas propriedades normalizadoras devem-se às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais de sua composição.
Outro aspecto interessante é que não há necessidade de preocupar-se com a ação da argila, pois ela tem uma "inteligência" em relação ao trabalho necessário, seja sedar, tonificar, estimular ou absorver, além de potencializar o sistema imunológico e não ser tóxica. Para isso, no entanto, é preciso que sua extração seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e agrotóxicos. A qualidade da argila utilizada deve ser uma preocupação fundamental para o profissional, antes de qualquer procedimento.

Efeitos:
• Desinfiltra os interstícios celulares, Elimina toxinas, Estimulação da micro circulação cutânea, Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada, Promove uma microabrasão (peeling suave), Regula a produção sebácea, Regula a queratinização, Regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea.

Argila Amarela - Rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Argila Branca - É uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos. Contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante.

Argila Verde - De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha - É uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, redutora de pesos e medidas. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Atuação de alguns argilominerais:
Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.
Manganês: tem ação específica na biosíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.
Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.
Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.

Fundamentos Terapêuticos
Da terra retiramos o alimento, a água e a energia vital. Como ciência o uso da terra (argila) é também conhecida como geoterapia. Está presente nos mais antigos tratados de cura desde a antiguidade de médicos famosos. Hipócrates (c. 460-c. 377 a.C.), médico grego considerado o “Pai da Medicina”, freqüentemente utilizava a argila e tratamentos termais e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Avicena (980-1037), Avorrois (1126-98) e Galeno (c. 131-c. 201), além de cientistas e filósofo como Plínio (c.23-79 d.C.), Aristóteles (384-322 a.C.) e, mais recentemente, o Mahatma Ganghi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. A medicina oriental também utiliza o elemento terra para desintoxicar e transformar energias perversas em energias mais qualificadas trazendo equilíbrio para melhorar a circulação do Qi. Hoje as clínicas naturalista utilizam a argila, sozinha ou associada a outras técnicas terapêuticas, assim como os maiores centros estéticos mais avançados do mundo.

Usos e Costumes Antigos
Os antigos egípcios utilizavam a argila no processo de embalsamento das múmias e para a preservação de alimentos de origem animal. Na América, alguns grupos indígenas tinham por tradição “enterrar” seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada para o lado de fora, e o doente permanecia assim, em contato com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado em doentes terminais, à beira da morte. Durante os ataques que sofreram dos Estados Unidos, os vietnamitas e os coreanos empregaram o banho de argila para tratar queimaduras sérias, inclusive as provocadas por naplam. Ainda hoje no Japão e na China a argila é utilizada para conservar, às vezes pôr vários anos, ovos e alimentos de procedência animal. No início do século XX, importantes registros foram deixados sobre tratamentos com argila, graças a Gandhi e alguns outros naturopatas como Strumpt, Luis Kuhne, Adolf Just e neipp; este impulso foi fundamental para que os países europeus adotassem seu uso na Medicina para cura de doenças como a tuberculose, por este fato algumas casas de saúde e centro de tratamento especializados desenvolveram terapias com metodologia naturista.
O Brasil é um país rico em argila e possui fontes de norte a sul. No entanto é ainda pequeno o seu uso com finalidade terapêutica. Algumas clínicas e spas que atuam com a proposta de atendimento terapêutico baseado em práticas naturais começam a despontar no mercado e alguns balneários e profissionais que utilizam esta técnica do uso de argilas em tratamentos de saúde e protocolos estéticos associados a outras terapias.

Propriedades Curativas
Animais selvagens se untam de lama ou permanecem muito tempo mergulhados no lodo úmido, assim como por extinto procuram mato para mastigar quando algo não vai bem em seu organismo. Mesmo o cão doméstico não dispensa “banhos de lama” sempre que tem oportunidade. Por instinto, os animais percebem que a argila possui a capacidade de manter seus corpos mais sadios e de livrá-los de doenças. A saúde e o bem-estar só podem existir quando o homem vive em harmonia com a terra em que habita, o que equivale a dizer que ele deve estar sempre em harmonia com as leis da natureza. Não podemos esquecer que a terra possui tudo o que necessitamos: sua utilização como medicamentos é a mais natural das medicinas. A indústria farmacêutica busca no reino mineral a fonte para a maioria dos remédios. A composição química e geológica da argila, porém, não basta para explicar suas qualidades curativas. Existe um outro fator a ser considerado para que a terra seja reconhecida como um agente terapêutico: a energia que ela contém. Ela é dotada de uma força extraordinária que contribui para um processo de transformação positiva do organismo. Para que se entenda melhor o poder curativo da argila é preciso conhecer suas propriedades geofísicas e energéticas. Independentemente da cor e do local onde é encontrada, a argila possui propriedades que variam em intensidade e capacidade de absorção conforme a variação de sua granulometria. Quanto mais fina for à argila maior será o seu poder de absorver e reter água, além de melhorar a capacidade de realizar permuta iônica e absorver toxinas do organismo deixando nutrientes e sais minerais. O estudo das propriedades deu lugar a múltiplos trabalhos científicos que permitem explicar a ação das rochas argilosas. As principais propriedades do uso da argila são: antiinflamatório, antitraumático, antitóxico, emoliente, absorvente, antiséptica, analgésica, tonificante, cicatrizante, desodorizante, catalisador, anti-reumático, além de outros efeitos medicinais.
Na estética, ela atua como tonificante além de auxiliar no tratamento corporal com drenagem linfática quando aplicada em compressas em áreas de concentração de gânglios linfáticos para promover a eliminação de toxinas (técnica de compressas geo-drenantes).
Existem algumas argilas famosas no mundo, como as extraídas do Mar Morto, cuja composição tem alta concentração de sal marinho, riquíssima em iodo, cobalto, bromo, cobre, lítio, níquel, ouro, etc. Essa lama é largamente utilizada em cosméticos, desde sabonetes a creme de rejuvenescimento; antiacnes, estrias, etc. É comum na Europa, durante o verão, pessoas que tem problemas pulmonares e doenças degenerativas se submeteram a tratamentos preventivos com verdadeiros banhos de argila medicinal em balneários de águas termais. Os resultados são fantásticos e propiciam a esses pacientes enfrentarem os meses de inverno sem pneumonias, bronquites, dores reumáticas, inflamação de ciático, etc.
No Brasil, sabe-se que o uso da argila era comum entre os índios aqui encontrados, bem como os escravos africanos, para neutralizar o veneno das ferroadas dos insetos e picadas venenosas de aranhas, cobras e escorpiões. A lama úmida colocada na região afetada produzia grande alívio na dor, desinchava e tirava a febre. Nosso país tem um solo rico e uma flora pouco explorada pelas pesquisas medicinais. A região de Minas Gerais é muito conhecida por suas fontes hidrominerais e a lama de Araxá, cuja eficácia de tratamento já foi muito divulgada. No Espírito Santo, em Vitória sabe-se de clínicas especializadas em geoterapia, que recebe pacientes de várias regiões do país. A região Sul, em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Trocas Energéticas e Transformações dos Elementos
Em contato com o corpo doente, a terra produz certas alterações que promovem a cura. Troca de energia com a área afetada: quando aplicada externamente à argila é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir sua energia de elevada qualidade vital. Assim, uma compressa fria de argila alivia a região em que foi aplicada e torna-se quente, pois absorve o calor da região doente. Nos casos de tumores malignos, o aquecimento da compressa é intenso, pois neste caso há acúmulo de energia estagnada. Isso se deve à passagem das energias malsãs do doente para a compressa, que funciona como uma espécie de "Transfer" energético, ao mesmo tempo em que fornece energia de boa qualidade. Equilíbrio térmico: o equilíbrio de temperatura ocorre graças ao efeito dissipador de calor produzido pela compressa de argila fria. Esse efeito é bem conhecido na hidroterapia.
Ação vitalizante: esse efeito acontece quando o organismo encontra-se com baixa de vitalidade e a argila repõe os elementos naturais que se encontram em carência orgânica e energética. Regenerando a região e por conseqüência o corpo todo.
Ação anti-radiativa: a capacidade anti-radiativa da argila foi recentemente descoberta, graças à observação de que objetos contaminados por radiatividade, ao entrarem em contato com a lama, perdem a radiação em pouco tempo. Embora não seja uma propriedade aceita por todos os cientistas, sabemos que a argila tem a capacidade de absorver energias estranhas ao organismo, como é o caso da radiação proveniente das explosões nucleares que se precipita da atmosfera sobre o planeta.

O Poder das Máscaras de Argilas
A capacidade de um profissional do segmento estético em alcançar resultados favoráveis em seus procedimentos está intimamente ligada à sua relação com a Natureza. Seu poder está intimamente relacionado ao conhecimento que ele possui dos recursos por ela oferecidos para curar, hidratar, reconstituir, desintoxicar, revitalizar, equilibra ou qualquer outra ação que se proponha. As máscaras são poderosas auxiliares nos tratamentos estéticos. Elas reforçam e resolvem todo o tipo de problemas em poucos minutos, principalmente pelo poder e concentração de seus elementos, que funcionam como um verdadeiro tratamento de choque, simples, mas extremamente eficiente. Ampliando o poder das argilas, os óleos essenciais integram uma sinergia perfeita que completa as ações dos minerais encontrados nas argilas. Os óleos essenciais são substâncias encontradas sob forma líquida ou sólida nas folhas, caules, frutos, raízes ou casca de vegetais, possuindo propriedades específicas que beneficiam a pele e complementam o tratamento. Para que o uso das máscaras de argilas seja potencializado, faz-se necessário o domínio de informações básicas sobre os produtos a serem utilizados e os procedimentos básicos que os acompanham.
  
Como criar tratamentos faciais com argilas?
Você pode criar diversos tratamentos individualizados de acordo com o tipo de pele ou o problema estético. Mas não faça dessas sugestões seu único referencial. Experimente e crie novas combinações seguindo a tabela de indicações e sinergias como uma referência inicial. Depois é só procurar conhecer as propriedades dos óleos essenciais e aplicá-los conforme as indicações. É também muito importante observar o tipo de pele para que a escolha do carreador possa beneficiar a epiderme. Os carreadores podem ser emolientes, nutritivos e até hidratantes. Os carreadores em gel atendem as peles oleosas ou acneicas. Já os que estão em forma de creme, são bastante recomendáveis que sejam formulados com óleo vegetal e não com óleo mineral, para que não dificulte a penetrabilidade dos óleos essenciais, além de evitar as formulações dos cosméticos que contenham perfumes, para não interferir na associação com óleos essenciais.

Qual a melhor máscara para cada caso?
São as máscaras hidratantes, à base de agentes emolientes e umectantes que atraem a água à superfície da epiderme tais com os óleos vegetais e essenciais. As máscaras faciais de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, da micro esfoliação e do estímulo da circulação sangüínea local. Também podem acalmar e hidratar, dependendo dos ingredientes utilizados.

Como usá-las?
Antes de aplicar uma máscara, faça uma higienização na pele para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Salvo indicação em contrário, evite aplicar a máscara na área do contorno dos olhos. A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes.

Nenhum comentário: